- Vania Mendes
Usos e benefícios da aromaterapia
O que é aromaterapia? A aromaterapia é um tratamento holístico de cura que utiliza extratos naturais de plantas para promover saúde e bem-estar. Às vezes é chamada de terapia com óleo essencial. A aromaterapia usa óleos essenciais aromáticos medicinalmente para melhorar a saúde do corpo, da mente e do espírito. Ele melhora a saúde física e emocional.
A aromaterapia é considerada uma arte e uma ciência. Recentemente, a aromaterapia ganhou mais reconhecimento nos campos da ciência e da medicina.
Há quanto tempo existe aromaterapia? Os humanos usam a aromaterapia há milhares de anos . Culturas antigas na China, Índia, Egito e outros lugares incorporaram componentes de plantas aromáticas em resinas, bálsamos e óleos. Essas substâncias naturais eram usadas para fins médicos e religiosos. Eles eram conhecidos por terem benefícios físicos e psicológicos.
A destilação de óleos essenciais é atribuída aos persas no século 10, embora a prática possa ter sido usada por um longo tempo antes disso. Informações sobre a destilação de óleo essencial foram publicadas no século 16 na Alemanha. Os médicos franceses do século 19 reconheceram o potencial dos óleos essenciais no tratamento de doenças.
Os médicos se estabeleceram no século 19 e se concentraram no uso de drogas químicas. No entanto, os médicos franceses e alemães ainda reconheciam o papel dos botânicos naturais no tratamento de doenças.
O termo “aromaterapia” foi cunhado pelo perfumista e químico francês René-Maurice Gattefossé em um livro que ele escreveu sobre o assunto, publicado em 1937. Ele já havia descoberto o potencial curativo da lavanda no tratamento de queimaduras. O livro discute o uso de óleos essenciais no tratamento de condições médicas.
Como funciona o tratamento de aromaterapia? A aromaterapia atua através do olfato e absorção pela pele, usando produtos como estes:
difusores
spritzers aromáticos
inaladores
sais de banho
óleos corporais, cremes ou loções para massagem ou aplicação tópica
vaporizadores faciais
compressas quentes e frias
máscaras de argila
Você pode usar isso sozinho ou em qualquer combinação. Existem quase cem tipos de óleos essenciais disponíveis. Geralmente, as pessoas usam os óleos mais populares .
Cada óleo essencial tem uma série de propriedades, usos e efeitos curativos exclusivos. Combinar óleos essenciais para criar uma mistura sinérgica cria ainda mais benefícios.
Benefícios da aromaterapia A aromaterapia tem uma série de benefícios. É dito para:
controlar a dor
melhorar a qualidade do sono
reduza o estresse, a agitação e a ansiedade
acalmar as articulações
tratar dores de cabeça e enxaquecas
aliviar os efeitos colaterais da quimioterapia
aliviar desconfortos do parto
combater bactérias, vírus ou fungos
melhorar a digestão
melhorar o hospício e os cuidados paliativos
aumentar a imunidade
Reivindicações não comprovadas A evidência científica para a aromaterapia é considerada limitada em algumas áreas. Faltam pesquisas para apoiar o uso da aromaterapia no tratamento da doença de Alzheimer, doença de Parkinson e doenças cardíacas.
Condições que pode tratar A aromaterapia tem potencial para tratar muitas doenças, incluindo:
asma
insônia
fadiga
inflamação
neuropatia periférica
problemas menstruais
alopecia
Câncer
disfunção erétil
artrite
menopausa
Se interessou? Marque já sua avaliação comigo: (41) 99231-9983