Buscar
  • Vania Mendes

Cromoterapia e seus benefícios

Atualizado: 16 de Nov de 2020





CROMOTERAPIA Para entender melhor esse método de cura chamado cromoterapia, vamos começar a descobrir a palavra: Cromo - vem do grego "croma" e significa cor Terapia - Vem da terapia grega e significa tratamento Diante disso, é fácil concluir que é um tratamento baseado na cor, mas como funciona? A cor tem sido investigada como tratamento médico, o que se conhece, desde 2.000 aC. Sempre se soube que as cores influenciam muito o humor , tanto que, por exemplo, os médicos têm mudado suas roupas de branco para azul ou verde. Isso porque a cor branca causava nervosismo nos pacientes, enquanto outras cores proporcionam tranquilidade. Mas eles não afetam apenas o humor, mas também os sentimentos e emoções. As cores têm a capacidade de acalmar, inspirar, excitar, equilibrar ou mudar nossas percepções, o que as leva a considerá-las como ferramentas terapêuticas para si mesmas .

Um pouco sobre a cromoterapia Voltamos às culturas do antigo Egito, Grécia, China e Índia, onde a fototerapia (ou tratamento com luz e cromoterapia) já era praticada. Os egípcios usam a luz do sol, bem como a cor de cura necessária para as janelas coloridas. De acordo com a mitologia egípcia, a arte da cromoterapia foi descoberta pelo deus Thoth. Os egípcios usam a luz do sol e também a “cor da cura” por meio de janelas coloridas. De acordo com a mitologia egípcia, a arte da cromoterapia foi descoberta pelo deus Thoth. Na tradição hermética, os antigos egípcios e gregos usavam cores por minerais, pedras, cristais, unguentos e tinturas como recursos de tratamento e os santuários eram pintados em vários tons de cores. Na Grécia antiga a cor era usada para o exame físico e também como base de tratamento para restaurar o equilíbrio . Roupas, óleos, unguentos, pomadas e cremes são usados ​​para tratar doenças. Os gregos estavam cientes das mudanças biológicas no corpo como resultado do tratamento com cores . No entanto, eles não sabiam por que tinham uma fé cega nas propriedades curativas das cores. Na Índia as cores aparecem nas teorias dos chakras e na China acreditam no uso da cor para criar vibração e interatividade com “elementos”. Além dessas civilizações, o sol foi adorado em todo o mundo (seus raios contêm todas as cores do espectro) de diferentes maneiras e é apreciado por seu valor terapêutico na vida. Após as civilizações antigas, a cromoterapia foi esquecida e muitas vezes desaprovada, até o século XVIII, quando cientistas e filósofos voltaram a se interessar por ela e, no século XX, as cores começaram a ser usadas novamente para fins terapêuticos.

O que hoje se conhece como cromoterapia se deve em grande parte ao trabalho da Dra. Dinshah Ghadiali , pesquisadora, médica, química e física que afirma que por meio das cores as pessoas podem ser curadas de doenças . Em 1933 criou uma enciclopédia de três volumes intitulada “Enciclopédia espectrocrométrica” que divulgava 316 tratamentos para doenças de cores mistas que conseguiam gerar o equilíbrio corporal necessário a cada pessoa. O psiquiatra suíço Carl G. Jung (1875-1961) associou cada cor aos estágios da vida de uma pessoa. Ao longo do século XIX, os curandeiros afirmam que os filtros de vidro colorido podem curar diferentes doenças, que vão da constipação à meningite.


Benefícios da cromoterapia

  • Facilita a depressão e a ansiedade (especialmente depressão sazonal)

  • Melhora o humor

  • Melhora o sono

  • Aumenta a energia

  • Tem propriedades anti-envelhecimento


Ficou interessado? Agende já sua sessão. 41 99231 9983

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2020 por Atman Terapias